12 de mar�o de 2007 - 15:54

Defesa Civil alerta para chuva forte em 12 estados

A Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte à defesa civil de 12 estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Hoje (12/03) e amanhã (13/03), áreas de instabilidade tropicais associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) dão origem a nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuva no Amazonas e no Pará. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas no centro-leste do Amazonas e no centro-norte do Pará. Em Rondônia e no Tocantins, entre hoje (12/03) e amanhã (13/03), áreas de instabilidade tropicais dão origem a nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuva acompanhada de descargas elétricas.

Na região Nordeste, nesta segunda-feira (12/03) e amanhã (13/03), áreas de instabilidade vindas do oceano dão origem a nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuva em Alagoas, Sergipe e Bahia. A Sedec alerta que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade no litoral e leste de Alagoas; no Recôncavo Baiano e no litoral e leste de Sergipe. Entre hoje (12/03) e amanhã (13/03), áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) dão origem a nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuva no Maranhão. A chuva poderá ser de forte intensidade e será acompanhada de descargas elétricas no centro-norte do Estado.

Entre a tarde de hoje (12/03) e amanhã (13/03), áreas de instabilidade associadas à presença de uma frente fria no litoral da região Sul voltam a provocar pancadas de chuva no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Alerta-se que, em alguns momentos, nos dois estados, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de 50 a 60 Km/hora.

Entre a tarde de hoje (12/03) e amanhã (13/03), áreas de instabilidade associadas à presença de uma frente fria no litoral da região Sul voltam a provocar pancadas de chuva nos Estados de São Paulo e Paraná. Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de até 70 Km/hora, principalmente no centro, oeste , sul e leste do Estado de São Paulo.

A Sedec recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para SP e MS são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Os demais alertas são baseados em informações do CPTEC.
 
 
MS Notícias