10 de setembro de 2004 - 08:11

Escola Pólo, um exemplo na área de Educação

A Prefeitura de Deodápolis, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, sob o comando da professora Maria Joana da Silva Alencar, é um exemplo no setor educacional no município de Deodápolis.

         A Escola Municipal Santa Terezinha Pólo era uma extensão da Escola Municipal de 1º grau José do Patrocínio – ‘Pólo’, localizada na 9ª Linha, lado poente, isto no ano de 1997, onde os alunos da rede municipal passaram a estudar na sede, utilizando a Escola Municipal de Pré-Escolar e 1º grau ‘Santa Terezinha’, sendo que outras salas foram extintas e a sua documentação de regularização oficial aconteceu no dia 24 de janeiro de 2003, conforme Deliberação do CEE/MS (Conselho Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul), de nº 6.932, autorizando o funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental, por um período de quatro anos a partir do ano letivo de 2002.

         Na Escola Santa Terezinha ‘Pólo’, estudam cerca de 266 alunos da Educação Infantil e 300 alunos do Ensino Fundamental. A Escola Pólo dispõe de Laboratório de Informática para atender os alunos e professores que utilizam o sistema de informatização para comunicar-se com o Brasil e exterior.

         Na Escola Pólo funciona ainda um Laboratório Odontológico, onde atende os alunos da rede estadual, municipal, creches e Apae. Outro aspecto importante que está sendo administrado na Escola Pólo é a chamada ‘Recuperação Paralela’, onde atende cerca de 40 alunos em dias alternados e de conformidade com as séries, onde se trabalha de forma diversificada para estimular a aprendizagem.

         No estabelecimento de ensino municipal de Deodápolis, contém também uma Biblioteca com um grande acervo, onde consta clássicos infantis, juvenis e livros para pesquisas diversas além de outros documentários de grande importância na pesquisa escolar.

         A Escola Municipal Santa Terezinha Pólo tem um quadro respeitável de profissionais da área de educação. A Escola é dirigida pela professora Maria Eunice que tem como secretário, Edílson Prates de Souza e as coordenadoras, Isaura Pelegrini, Ana Trevisan e a professora Pepétua, o professor Vagner Siqueira é o responsável pela Sala de Informática. A Escola Municipal dispõe ainda de inspetora de alunos, zeladores, merendeiras e auxiliares de serviços diversos. Na área de ensino, 13 professores comandam as aulas da Educação Infantil e 23 professores ministram aulas para os alunos do Ensino Fundamental.

         A Escola funciona nos períodos matutino e vespertino e tem extensões na área da Educação Infantil nos distritos de Lagoa Bonita, Presidente Castelo, Vila União e Porto Vilma. Para a secretária municipal de Educação e Cultura, professora Maria Joana Alencar, ela afirma que, “a Escola Municipal Santa Terezinha Pólo é mantida pelo Poder Público Municipal que fornece materiais didáticos em geral”, disse a secretária, afirmando ainda, “a merenda escolar servida na Escola Pólo tem cardápio variado, sendo oferecidos gêneros alimentícios de primeira qualidade”, conclui a secretária. Colaborou Demerval Nogueira.

 

Fátima News