10 de setembro de 2004 - 08:02

Frigorífico de peixe começa abate dia 17

Através de uma grande parceria entre a Prefeitura de Mundo Novo, o Governo do Estado e a Coopisci (Cooperativa dos Piscicultores de Mundo Novo) será inaugurado no próximo dia 17 a primeira unidade de beneficiamento de peixe como agroindústria familiar em Mato Grosso do Sul.
A espera demorou cerca de três anos até que o convênio com o município e o Estado subsidiasse o empreendimento que custou cerca de R$ 300 mil. Os recursos são oriundos do Prove Pantanal (Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária) e da prefeitura.
O frigorífico entra em operação com todas as normas sanitárias e licenças ambientais, além de Certificado de Inspeção Municipal, Estadual e Federal. A agroindústria também estará apta a exportar a produção.
Para que a unidade de filetagem de peixes pudesse ser implantada, além da construção física também foram adquiridos todos os equipamentos necessários para a filetagem do pescado, produzido em Mundo Novo por cerca de 30 agricultores familiar.
A Cooperativa está localizada na BR-163 saída para o Paraná e ao entrar em operação será a maior unidade de produção do programa Prove Pantanal com capacidade para dez toneladas/dia de pescados, sendo referência no Mato Grosso do Sul.
Segundo informou o prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci, a cooperativa só se tornou realidade graças à parceria entre os pequenos produtores, a Secretaria Estadual de Produção e Desenvolvimento, o Idaterra e a prefeitura.
Entre os equipamentos que já estão sendo testados no frigorífico estão: lavador para peixe; cuba para drenagem; mesa de evisceração, mesa de filetagem, mesa lisa para embalagem, esterilizador elétrico, caixa isotérmica para gaseamento, câmara fria de congelamento, máquina de fabricar gelo em escama, lavatórios, câmara fria de espera e túnel de congelamento. Todos os equipamentos estão dentro das normas de qualidade técnica e atendem às exigências da produção de filetagem. As máquinas de refrigeração irão garantir aos piscicultores total segurança para manter a qualidade do produto estocado.
A exemplo do ano passado, quando esteve em Mundo Novo conhecendo o potencial do peixe, o ministro da Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, chega ao município onde faz juntamente com os cooperados e autoridades locais a inauguração da unidade e acompanha o início da produção.
 
Diário MS