10 de setembro de 2004 - 07:17

Justiça Militar ordena prisão de 16 PMs no Rio

O juiz Alexandre Abrahão Dias Teixeira, da Auditoria Militar, ordenou ontem a prisão preventiva de 16 policiais militares acusados de seqüestrar e matar, em junho, o comerciante Mário Jorge Ferreira Soares, no Rio de Janeiro.

De acordo com o jornal O Globo, eles foram denunciados pelo Ministério Público por roubo e extorsão mediante seqüestro. O homicídio será julgado pelo Tribunal do Júri, por não ser crime militar. Já chega a 23 o número de PMs cuja prisão foi decretada pela Auditoria Militar só neste mês.

Os PMs teriam planejado o seqüestro para extorquir da família da vítima R$ 45 mil e, mais tarde, R$ 100 mil. Eles abordaram o comerciante na saída de um shopping, utilizando fardas e "veículos caracterizados da PM", segundo a denúncia à Auditoria.

Segundo o jornal, a meta da Auditoria Militar é fazer oito julgamentos em setembro. De 1º de julho de 2002 a 30 de junho de 2003, 438 processos foram distribuídos na auditoria, com 36 mandados de prisão expedidos. De 1 de julho do ano passado a 30 de junho deste ano, já são 964 processos, com 52 mandados de prisão.

 

Terra