5 de julho de 2004 - 13:25

Site da Democracia Socialista foi lançado em Dourados

O Partido dos Trabalhadores (PT), reuniu a noite do último sábado a sua militância na Festa Vermelha realizada na sede da AABB numa demonstração de unidade partidária visando às eleições municipais deste ano.

Durante a festa que contou com a participação do deputado federal João Grandão, de secretários municipais, vereadores do partido e lideranças sindicais e comunitárias não apenas de Dourados como de vários municípios da região, foi feito o lançamento oficial do site da Democracia Socialista (DS), uma das tendências internas do PT.

Segundo Ênio Ribeiro de Oliveira, coordenador Estadual da DS, a festa Vermelha mostrou que a militância está mais que unida para ter participação decisiva nas eleições municipais para a escolha do novo prefeito e vereadores. Ribeiro disse que a criação do site da DS no endereço www.dsms.com.br  representa mais uma vitória da tendência que está crescendo com representantes em vários municípios do Mato Grosso do Sul. O maior expoente da DS no Mato Grosso do Sul é o deputado federal João Grandão, que está no segundo mandato na Câmara Federal.

No site da DS os internautas vão encontrar notícias e artigos sobre a tendência, além da agenda de reuniões e eventos e a inda a história da Democracia Socialista no Estado e no país.

HISTÓRIA

Segundo Enio Ribeiro o embrião da tendência Democracia Socialista (DS) no estado de Mato Grosso do Sul foi o Núcleo de Dinamização Partidária da região da Cabeceira Alegre, localizada no município de Dourados.
      Este núcleo foi fundado em 1988 por companheiros, em sua maioria, petistas de convicções marxista-leninistas, alguns deles egressos do ex-Partido Comunista Brasileiro (PCB). Durante a década de 1990, o Núcleo Chico Mendes, notabilizou-se por desenvolver esforços para que o PT em Dourados tivesse uma identidade conforme o pensado pelos marxistas. Por isso fomos rotulados pelos demais militantes do Pt de “os xiitas petistas da Cabeceira Alegre”.
      Em 1999, o Núcleo Chico Mendes, então bastante numeroso dividiu-se dando origem a vários núcleos, os quais não romperam o cordão umbilical com este. A militância destes companheiros por mais de dez anos, conferiu ao Núcleo Chico Mendes uma identidade dentro do PT. Restava saber com qual tendência esta identidade era maior.
      A eleição do companheiro João Grandão para deputado federal em 1998, integrante do Núcleo Chico Mendes ajudou muito neste intercâmbio com os camaradas da Democracia Socialista.
      O deputado federal Rosinha, Raul Pont, Caio Galvão, Joaquim Soriano, Tarcísio Zimmermann, Heloisa Helena, entre outros estiveram em Dourados falando sobre a Democracia Socialista. Este processo de discussão que ocorreu a partir do final de 2000 e se prolongou durante todo o ano de 2001 (ano em que o Processo de Eleições Diretas do PT acontece pela primeira vez em sua história), contribuiu em muito para nos definirmos pela Democracia Socialista.
      Em 2002 foi criada oficialmente a Democracia Socialista tendo como integrantes companheiros dos municípios de Dourados e Ponta Porá. Hoje a DS tem coordenação municipal em Ivinhema, Fátima do sul, Vicentina, Glória de Dourados, Dourados, Campo Grande, Angélica, Ponta Porá, Corumbá e Rio Brilhante. O processo de estadualização da tendência está bastante acelerado. A cada dia cresce o número de companheiros do interior do Estado que querem saber mais sobre a DS.
      Nos embates internos no Estado temos nos colocados sempre à esquerda, todavia, tendo o cuidado, como é prática da tendência em todo o Brasil, de não tornar de conhecimento público os problemas e as nossas diferenças com o PT e os nossos governos. Este fato associado com o desempenho extraordinário do companheiro João Grandão como deputado federal considerado várias vezes como o mais atuante do MS, tem feito com que a tendência seja uma referência em Mato Grosso do Sul. Colaborou Nicanor Coelho.

 

 

Fátima News