9 de setembro de 2004 - 17:13

MEC reconhece mérito da educação oferecida no Estado

O ministro da Educação, Tarso Genro, parabenizou, através de uma correspondência oficial, a aluna da Escola Estadual Leopoldo Dalmolim, de Itaquiraí, uma dos 27 estudantes vendedores do Concurso Nacional de Frases 2004. O ministro também elogiou a atuação do secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, no incentivo à criatividade e valorização dos alunos e professores de Mato Grosso do Sul. A escola da aluna premiada foi uma das 6.914 participantes do concurso.

A partir do tema “Os direitos da criança brasileira”, a estudante Elizéia Rodrigues de Sousa, de 13 anos, elaborou a frase premiada “É mais fácil construir crianças fortes do que consertar homens quebrados”. Representando o Estado no concurso, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), com patrocínio da empresa Nestlé, Elizéia e seu professor orientador, Carlos Aparecido Martins dos Santos, ganharam uma viagem a Brasília, onde permanecem por cinco dias.

Além disso, a estudante sul-mato-grossense recebeu, dos ministros Tarso Genro e Gilberto Gil (Cultura), um diploma de honra ao mérito, troféu, kit de uniforme completo, contendo agasalho, calça, bermuda, camisetas, tênis, meias, mochila e boné, livros do programa Literatura em Minha Casa, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE-MEC), dois livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola e o Atlas Geográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A Escola Estadual Leopoldo Dalmolim recebeu um exemplar do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O secretário Hélio de Lima disse que ficou honrado com o reconhecimento do MEC em relação ao trabalho desenvolvido pelo Governo Popular na área de educação. Ele lembrou que um dos reflexos do trabalho conjunto do governo do estado, municípios, escolas particulares e comunidades escolares é o estancamento do nível de queda, que vinha sendo diagnosticado nos últimos anos, no desempenho dos alunos, ficando entre os cinco melhores estados, segundo alguns critérios do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais).

“Melhorar a qualidade da educação no Estado não é apenas um dever nosso. É uma meta. Exemplos como o da aluna Elizéia nos incentivam ainda mais a continuar na luta para oferecer o melhor ensino público aos alunos sul-mato-grossenses”, declarou Hélio.
 
Agência Popular