9 de setembro de 2004 - 15:48

Dólar fecha estável com avaliação da Moddy's e Bovespa cai

A classificação do Brasil pela agência Moddy's melhorou o humor dos investidores, mas ainda não foi suficiente para inverter a trajetória observada pela manhã. O dólar comercial fechou estável esta quinta-feira, negociado a R$ 2,898 na compra e R$ 2,900 na venda, com leve queda de 0,03%. Às 16h23, o Ibovespa registrava queda de 1,10%, somando 22.284 pontos.

A agência de classificação de risco Moody's elevou nesta quinta-feira o rating do Brasil citando o aumento das exportações e redução da necessidade de financiamento externo do País. O teto da dívida soberana em moeda estrangeira do Brasil foi elevado de "B2" para "B1", disse a agência em comunicado. A perspectiva para os bônus continua estável.

Antes de fechar com leve queda, o dólar apresentava valorização nesta quinta-feira, em meio a ajustes de posições de tesourarias bancárias e investidores da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). O aumento do risco Brasil, que voltou a superar os 500 pontos-básicos acima dos Treasuries, também contribuía para a leve alta da divisa no começo do dia.

Na bolsa paulista, a notícia da Moody's também foi recebida com otimismo, mas os investidores acompanham o desempenho de Wall Street e ainda mostram preocupados com o rumo da taxa de juros no País. Pela manhã, mais um dado de inflação, o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI), reforçou a perspectiva de alta da Selic nos próximo meses.

 

Invertia