9 de setembro de 2004 - 11:03

Funar chega à região do Bolsão

A Funar (Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural) está capacitando nove regiões de Mato Grosso do Sul, totalizando 62 sindicatos. São duas equipes levando informação para todo o Estado.

Desta vez, é a região do Bolsão que está recebendo os treinamentos para a Declaração para Cadastro de Imóveis Rurais (DP), o Imposto Territorial Rural (ITR) e o Ato Declaratório Ambiental (ADA). Além disso, uma equipe do Senar-AR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional de Mato Grosso do Sul) promove palestras sobre mobilização e esclarecimentos à respeito das entidades Senar e Funar.

Ainda hoje (9) também serão realizadas palestras sobre biossegurança alimentar e outra à respeito da sanidade animal, ministrada pelo Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

Dos sete municípios que compõem a região do Bolsão - Aparecida do Taboado, Brasilândia, Três Lagoas, Inocência, Paranaíba, Cassilândia e Chapadão do Sul - seis compareceram ao encontro. Para o vice-presidente do sindicato rural de Paranaíba, José Chaves, encontros como esse, deveriam acontecer pelo menos uma vez por ano. “Esse intercâmbio de informações entre os sindicatos da nossa região e entidades como a Funar é muito importante e deveria ser mais freqüente”, disse. Essa é a primeira vez que um encontro regional é realizado no município.

Os encontros regionais são fruto de uma parceria entre a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Senar-AR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Agência Regional de Mato Grosso do Sul) e Funar (Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural).

 

Famasul