9 de setembro de 2004 - 10:56

Zeca confirma viagem à Bolívia no mês de novembro

O governador Zeca do PT confirmou viagem à Bolívia, no mês de novembro, onde acontecerá a próxima reunião da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosul). Será a VII reunião do bloco. As regiões integrantes da Zicosul concordaram em adiar o encontro anual, que aconteceria neste mês de setemnbro, para os dias 3 e 4 de novembro, A reunião do grupo acontecerá na cidade boliviana de Tarija, 919 quilômetros ao sul de La Paz, na pré-cordilheira dos Andes.

A Zicosul é formada pelos estados brasileiros do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia; as províncias argentinas de Catamarca, Chaco, Corrientes, Formosa, Misiones, Salta, Santiago del Estero e Tucumán; a Primeira e Segunda Região do Chile; os departamentos peruanos de Arequipa e Tacna e todo o território da Bolívia e do Paraguai.

A Zicosul, criada em 1977 na cidade chilena de Antofagasta, procura promover o desenvolvimento dessa região do cone sul-americano, considerada por suas autoridades e instituições deslocada por seus respectivos governos centrais.

O adiamento da sétima reunião do grupo, prevista antes para 9 e 10 de setembro, foi anunciada ontem por Lorena Terso, diretora de Desenvolvimento Produtivo da Prefeitura de Tarija. A funcionária disse que todas as autoridades confirmaram sua viagem à Bolívia para participar do encontro, que continuará buscando melhores perspectivas para o crescimento econômico e social da região.

Segundo a diretora, mais de 60 milhões de pessoas vivem na zona do Zicosul. Terso destacou que a integração da região é orientada para o desenvolvimento interno e, em particular, para a construção de uma estrada que una as costas do Atlântico e do Pacífico, aproveitando assim o mercado comercial da Ásia. Além de prefeitos e governadores das zonas envovolvidas, vários ministros do governo boliviano participarão da VII Reunião Anual.

 

APN