8 de setembro de 2004 - 14:51

MS está na Feira Internacional de produtos orgânicos no RJ

O governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, participa durante os dias 8 e 10 deste mês, no Rio de Janeiro, da Biofach América Latina, a maior feira de produtos orgânicos do continente. A SDA/Idaterra montou um estande com a participação de representante da Associação de Produtos Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms) e das comunidades indígenas de Miranda, que trabalham com artesanato e algodão orgânico.

Durante a Biofach, os técnicos do Idaterra vão apresentar dois programas relacionados com a produção orgânica: “ Exploração Racional do Bioma do Cerrado em Bases Agroecológicas” e “Projeto de Desenvolvimento da Agroecologia em Comunidades Indígenas”, este último faz parte do Programa Pantanal componente indígena. A Biofach América Latina, segundo estimativa dos organizadores, deve movimentar mais de R$ 8 milhões em negócios, registrando um crescimento de quase 100% em relação ao ano anterior.

Em Mato Grosso do Sul, o governo está cada vez mais solidificando o apoio a agroecologia, por se tratar de uma atividade sustentável (sem agressão ao meio ambiente) e socialmente justa. A agricultura familiar é responsável por 70% da produção agroecológica no Brasil. O número é tão expressivo que o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) oferece 50% a mais de crédito para quem quiser investir no setor. O incentivo parte também do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal, que oferece até 30% a mais do valor de mercado pelos produtos orgânicos - decisão tomada pelo comitê gestor no início de junho deste ano. O PAA tem várias modalidades de compra, entre elas a direta e a antecipada (antes mesmo do plantio).
 
Agência Popular