8 de setembro de 2004 - 13:14

Saúde realizará inquérito sorológico em aves migratórias

A Secretaria de Estado de Saúde estará realizando o primeiro inquérito sorológico em aves migratórias e nativas do Pantanal Sul-Mato-Grossense para detecção do Vírus do Nilo Ocidental, previsto para o período de 11 a 19 de setembro, na Fazenda Nhumirim, Base da Embrapa em Corumbá.

Participarão do evento Francisco Anílton, Ricardo Vianna, George e Marcelo do Ministério da Saúde, Gislaine Coelho Brandão e Luiza Linaldi Labanhare da Secretaria de Estado de Saúde, Luis Eloy Pereira, Matheus e Renato do Instituto Adolfo Lutz, Walfrido, Alessandro e Cezar da Embrapa Pantanal, entre outros.

A realização de inquéritos epidemiológicos, com caráter preventivo denota o interesse das mais diversas esferas de governo no sentido de manter a saúde animal e da população como prioridade e coloca os centros de pesquisa e de investigação como órgãos de excelência no país.

A Febre do Nilo Ocidental, Influenza Aviária, Newcastle dentre outras, são importantes enfermidades de caráter de saúde pública e de interesse econômico para o país e tem as aves como seus principais reservatórios.

Frente aos números de casos de pessoas infectadas pelo Vírus do Nilo Ocidental na América do Norte e Europa, onde dos 4.156 casos registrados em 2002 nos Estados Unidos, 284 foram a óbito, o Ministério da Saúde vem monitorando a entrada de aves migratórias no País pela região do Pantanal, sabendo que lá é o detentor destas aves que fazem migração pela Rota Brasil Central.

 

Fátima News