8 de setembro de 2004 - 10:12

Genro leva experiência brasileira em educação à Suíça

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) promove, a partir de amanhã (8), em Genebra, na Suíça, a 47ª Conferência Internacional de Educação. O objetivo é estabelecer o diálogo entre ministros da Educação, num fórum que reúne especialistas e representantes de organizações governamentais e intergovernamentais de 83 países. Neste ano, a conferência tem como tema central “Educação de qualidade para todos os jovens: desafios, pendências e prioridades”.

O ministro da Educação, Tarso Genro, que embarca hoje para Genebra, vai apresentar texto sobre a educação e a política brasileira para o setor. “Vamos apontar nossa experiência. Falar da universalização que nós realizamos no ensino fundamental, apontar os gargalos que temos no ensino médio e também discutir e aproveitar experiências de outros países”, disse ele.

O texto destaca os principais desafios para uma educação de qualidade, eficiência e eqüidade: a reforma universitária, a implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a inclusão social de milhares de brasileiros e a mobilização de estados e municípios para lutar contra a repetência e as dificuldades de aprendizagem dos alunos. De acordo com o documento, 2005 será no Brasil o ano da qualidade no ensino básico, com um novo sistema de avaliação para verificar o desempenho dos professores e estudantes. O texto apresentado pro Genro aborda também programas como Merenda Escolar, Transporte do Escolar e Biblioteca da Escola.

Para Genro, a ênfase na qualidade do ensino é o aspecto mais importante da conferência, que desde 1934, é realizada pela Unesco. No final, é aprovado um documento com as propostas de ação, um resumo das discussões, distribuído em árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol. Plenárias, mesas-redondas, seminários e eventos especiais estão previstos. Em cada conferência, os ministros da Educação apresentam um informe nacional sobre o desenvolvimento da educação em seus países.


Com informações do MEC.