8 de setembro de 2004 - 08:43

Defesa Civil alerta para cuidado com a baixa umidade

O governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil alerta sobre a necessidade de que atividades físicas ao ar livre e exposição prolongada ao sol devem ser evitadas devido à umidade relativa do ar estar abaixo de 15%, em função da presença de uma massa de ar seco no Centro-Oeste. O ideal é que a taxa da umidade esteja em torno de 60%.

Segundo o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel João Alves Calixto, a orientação é para que seja ingerido grande quantidade de líquidos para evitar problemas de desidratação e a colocação de toalha molhada ou bacias com água em quartos de crianças para que a umidade do ar aumente.

O coronel Calixto também chama a atenção da população para que sejam evitadas queimas de lixo ou folhas secas neste período. “Essas ações são maléficas à saúde em períodos muito secos e o resultado geralmente é a grande procura de postos de saúde devido a problemas respiratórios”, explica.

O coordenador estadual de Defesa Civil faz apelo a professores e professoras da rede de ensino para que orientem os alunos no sentido de evitar problemas respiratórios no período de baixa umidade relativa do ar e os incentivem a ingerir muito líquido.
 
 
 
Apn