12 de janeiro de 2007 - 08:15

Nível do rio Paraná eleva em 40 centímetros em Três Lagoas

A abertura de 12 comportas da Usina Engenheiro Souza Dias (Jupiá), em Três Lagoas, provocou a elevação do nível do rio Paraná, em 40 centímetros. Foi o suficiente para que moradores e pescadores amadores das áreas ribeirinhas ficassem atentos ao fato. 'Estava pescando no barranco quando de repente vi a água chegando perto do meu joelho. Fiquei assustado. Achei que estava afundando', ironizou o 'pescador' Jonas Melo de Souza, de 32 anos. Souza explicou que pesca no barranco sempre no final do dia para garantir a 'mistura' do jantar. 

A Companhia Energética de São Paulo (Cesp) abriu comportas de suas três usinas hidrelétricas no rio Paraná nesta quinta-feira (11): Ilha Solteira, Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera). A abertura das comportas foi uma ação preventiva, normal para essa época de controle de cheias, e ocorre em razão das chuvas características desse período, que vai de novembro a março.

A estatal paulista esclareceu em Nota enviada a imprensa que essa ação era fundamental para garantir o amortecimento de ondas de cheias que podem acontecer durante os meses chuvosos. No mês passado já ocorreram ações de amortecimento de cheia sem abertura de comportas nas usinas da Empresa. O atual período chuvoso está se mostrando mais intenso do que os de anos anteriores.
 
 
 
 
 
Perfil News