12 de janeiro de 2007 - 07:20

Indígenas fazem manifestação hoje em Dourados

Integrantes da Comissão dos Direitos Indígenas Guarani-Kaiowá e da Comissão de Professores Índios de Dourados vão realizar nesta sexta-feirta, a partir das 8 horas, na praça Antônio João, centro de Dourados, um ato público em protesto à omissão das autoridades em relação à problemática indígena que tem causado violência e mortes no Estado.

Eles querem chamar a atenção das autoridades municipais, estaduais e nacionais sobre a questão que vem assolando Mato Grosso do Sul, como a apuração do fato que culminou com a morte da indígena Zulita Lopes, também conhecida como Kurutê, morta na rodovia entre Amambai e Coronel Sapucaia, e também querem o reconhecimento dos povos indígenas pelo direito à terra. “Queremos a apuração das mortes e punição dos culpados”, disse Teodora de Souza, membro da Comissão de Professores.

Segundo Teodora, as medidas emergenciais de segurança na Reserva Indígena de Dourados já estão sendo feitas pela Polícia Federal junto com as lideranças das aldeias. Mas Teodora destacou que isso precisa ser feito em todas as aldeias de Mato Grosso do Sul.
 
 
 
Dourados News