8 de setembro de 2004 - 07:35

Ministro admite falhas no Bolsa Família

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, reconheceu ontem que o controle sobre os repasses do programa Bolsa Família é parcial e está aquém dos planos do governo. Ananias admitiu que o governo tem um controle incipiente sobre quem está recendo os recursos.

"Nós reconhecemos, sem nenhum constrangimento, que há deficiência no controle", afirmou o ministro, segundo o jornal O Globo. Um dos problemas citados é de que o governo não sabe se os filhos dos beneficiados freqüentam a escola.

"Mas é uma opção que o governo fez. Não estamos abandonando a condicionalidade de que as pessoas que recebam o auxílio devam manter os filhos na escola. Vamos cumprir a lei, inclusive vamos aperfeiçoá-la, incorporando outros atores na regulamentação. Estamos trabalhando nisso intensamente", explicou.

Ontem, o jornal publicou que o governo federal não tem controle sobre a freqüência escolar das crianças beneficiadas pelo programa. Em 2002, apenas 13% das escolas informavam à Caixa Econômica Federal a freqüência dos alunos mas. Este ano, o percentual pode estar próximo de zero, segundo coluna publicada em O Globo.