8 de janeiro de 2007 - 10:00

Índios mantêm invasões em fazendas de Amambai

Vilson Nascimento

Pelo menos 200 índios da etnia guarani-caiuá da Aldeia Taquapiry de Coronel Sapucaia permanecem nas fazendas Madama e a Nova Esperança, em Amambai. O dono da fazenda Madama, Antônio Vendramini, deve ingressar hoje com pedido de reintegração de posse. Ele é de São Paulo, mas já se descolou para a fazenda.

Os indígenas invadiram a área na madrugada da última sexta-feira, sendo que eles chegaram a bloquear uma estrada vicinal que dava acesso a área. A Polícia Militar, já conseguiu liberar a passagem de veículos.

O grupo chegou a se apossar da casa da fazenda e de um trator da propriedade. Os índios alegam que a área pertence a eles e se negam a sair da fazenda. Para controlar a situação, a Polícia Federal, o DOF (Departamento de Operações da Fronteira) e a Funai (Fundação Nacional do Índio) já estiveram no local.

A fazenda Madama possui 2,4 mil hectares, sendo que parte é arrendada para lavoura e outra possui criação de gado. O administrador regional da Funai, Gildo Martins, disse que os índios alegam que não vão estragar nenhum bem da propriedade. Eles pedem para que os donos da área retirem os bens do local, alegando que a fazenda é deles.

 

Midia Max News