6 de setembro de 2004 - 17:13

Maior chuva em 500 anos desola sudoeste da China

Pelo menos 76 pessoas morreram como resultado de chuvas torrenciais no sudoeste da China. Cerca de 70 estão desaparecidas, no que a agência de notícias chinesa Xinhua descreve como as tempestades mais destruidoras do ano na província de Sichuan e em Chongqing.

Muitas das mortes foram causadas por inundações e deslizamentos de terra sobre vilarejos na área montanhosa. Meteorologistas dizem que a chuva, classificada como a mais forte nos últimos 500 anos, deve continuar até terça-feira (07).

A área mais afetada é a cidade de Dazhou, na província de Sichuan, que perdeu toda a ligação por terra com outras cidades. Autoridades locais fizeram apelos à força aérea chinesa por suprimentos. As tempestades começaram na quinta-feira (02) e prosseguiram sem interrupção por quase cinco dias.

Até agora o prejuízo foi calculado em US$ 19 milhões (cerca de R$ 55,6 milhões), segundo a equipe de resgate. Segundo a Xinhua, "departamentos do governo fizeram planos de emergência, organizando operações de resgate e dando abrigo a moradores locais".