6 de setembro de 2004 - 14:47

Bill Clinton passa bem após cirurgia cardíaca

O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, passa bem nesta segunda-feira, depois de submetido a uma cirurgia cardíaca.

"A cirurgias foi bem-sucedida. O presidente está agora descansando confortavelmente", disse o escritório de Clinton numa nota.

A operação, no Hospital Presbiteriano de Nova York, durou mais de cinco horas.

O ex-presidente, de 58 anos, foi internado num outro hospital de Nova York na sexta-feira, queixando-se de dores no peito e falta de ar. Após uma série de exames, os médicos descobriram que ele precisava colocar pontes de safena.

- Ele está bem. Ele atravessou isso bem - disse uma fonte do hospital.

Durante a operação, o peito de Clinton foi aberto e seu coração parado, enquanto uma máquina bombeava o sangue. Trechos de vasos da perna foram retirados e implantados no coração, dando um caminho alternativo ao sangue, porque ele tinha obstruções nas artérias coronárias. Depois, o coração de Clinton foi reanimado.

O procedimento, apesar de delicado, é considerado rotineiro, e o sucesso da operação era dado por praticamente certo.

Clinton, que não fuma e fazia exercícios mesmo no período em que ocupou a Casa Branca (1993 até 2000), possivelmente adquiriu o problema cardíaco devido a seu gosto notório por junk food.

A mulher de Clinton, a senadora Hillary Rodham Clinton, e a filha do casal, Chelsea, de 24 anos, estão com ele no hospital.

No domingo, a família divulgara uma mensagem no site de Clinton, dizendo que isto não era como eles planejavam passar o feriado do Dia do Trabalho (6 de setembro nos EUA).

"Apesar de uma cirurgia de ponte de safena não ser certamente algo que se deseje, temos muita sorte de a condição ter sido detectada a tempo de esse procedimento ser realizado, antes que algo mais sério acontecesse."
 
O GLOBO