22 de dezembro de 2006 - 09:58

Delcídio do Amaral poderá comandar o PTB em MS

O comando do PTB em Mato Grosso do Sul aguarda resposta do senador Delcídio do Amaral (PT) para se filiar ao partido, conforme garantiu o tesoureiro do diretório regional, Ivan Louzada.

Ele revelou que a cúpula nacional do partido esteve conversando com o senador, que ficou de dar uma resposta, porém até agora ele não se manifestou a respeito dessa possibilidade.

Com as relações extremecidas no PT desde antes da campanha ao governo do Estado deste ano, em que foi derrotado para André Puccinelli (PMDB), Delcídio está sendo cortejado por várias lideranças políticas do Estado.

As primeiras desavênças envolvendo o senador surgiram durante a disputa pelo diretório regional petista, na qual Delcídio perdeu a queda-de-braço para o governador Zeca do PT que articulou para reeleger o presidente Mariano Cabreira. Ele também se queixou de que nem o governador e nem outros integrantes do partido se dedicaram em sua campanha rumo ao Parque dos Poderes.

Informações extraoficiais dão conta que o presidente nacional do PTB, ex-deputado federal Roberto Jeffeson (RJ), deseja ver o senador no comando da legenda em Mato Grosso do Sul.

Atualmente, o PTB é dirigido no Estado pelo suplente de senador e empresário Antônio João Hugo Rodrigues, que não estaria mais interessado em continuar no comando partidário.

Derrota – Igualmente derrotado nas últimas eleições, o PTB, que apoiou Delcídio ao governo do Estado em outubro, também saiu enfraquecido das urnas na disputa pelos cargos proporcionais.

O partido contava com dois representantes na Assembléia Legislativa – Maurício Picarelli e Raul Freixes, mas apenas Picarelli conseguiu votos suficientes para voltar a atuar na Casa a partir de fevereiro do ano que vem quando se inicia a próxima Legislatura.