20 de dezembro de 2006 - 16:25

Dourados terá semáforos exclusivos para pedestre

A Prefeitura de Dourados vai implantar dois semáforos exclusivos para o trânsito de pedestres. Os equipamentos já estão sendo instalados no município e devem entrar em funcionamento nas próximas semanas. A princípio, serão implantados dois equipamentos, ambos na rua João Cândido Câmara, no cruzamento com a avenida Marcelino Pires e com a rua Joaquim Teixeira Alves, área central da cidade.

De acordo com o superintendente de Transporte e Trânsito de Dourados, Oslon Carlos Estigarríbia, os equipamentos priorizam o pedestre, que poderá trafegar com mais segurança e tranqüilidade. “Hoje, muitos motoristas e os próprios pedestres não respeitam a faixa. A implantação de um semáforo exclusivo também poderá educar os pedestres, a partir da garantia de segurança”, destaca o superintendente.

Oslon Estigarríbia lembrou que os dois semáforos estão sendo implantados em uma área bastante movimentada da cidade – onde estão localizadas três agências bancárias, além da praça Antônio João e a Igreja Catedral. “Nos semáforos tradicionais, o sinal abre para o pedestre, mas o trânsito é dificultado pelos veículos que fazem o contorno da via”, explica Oslon.

“Com o semáforo exclusivo, o sinal fecha para os veículos em todos os sentidos e o pedestre pode trafegar com segurança”, disse Oslon.

RESISTÊNCIA
Na opinião do superintendente, os pedestres ainda apresentam certa resistência com relação ao uso da faixa por causa da insegurança. Segundo Oslon, os equipamentos – comprados de uma empresa de Brasília (DF) – são inéditos em Dourados e também no Mato Grosso do Sul. Os equipamentos também são utilizados no Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Os equipamentos já estão sendo instalados e recebem aprovação dos usuários. Elizângela Prado, 29, encarregada de departamento financeiro, é favorável à inovação. “Eu não sabia desta novidade, mas acredito que vá proporcionar mais segurança aos pedestres”, disse ela. “O semáforo exclusivo também será importante para educar o próprio pedestre, que abusa e não respeita a faixa”, acrescenta.

A dona-de-casa Ângela Moreira, 42, também aprova a mudança. “Acho importante porque a faixa é muito insegura. Muitos motoristas não respeitam e, com o semáforo, os veículos serão obrigados a parar”, opina.

 

 

Diário MS


iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");