20 de dezembro de 2006 - 13:12

Quatro municípios do Estado receberão Empretec em 2007

Os municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Nova Andradina foram contemplados para receber, em 2007, o Programa de Formação de Empreendedores (Empretec), oferecido pelo Sebrae em Mato Grosso do Sul. O programa estimula as características empreendedoras do participante, possibilitando maior desempenho no planejamento empresarial, aumentando as chances de sucesso nos negócios e a competitividade no mercado.

 

Segundo o coordenador estadual do Empretec, Maki Lanzarini, os municípios foram escolhidos de acordo com a demanda dos próprios empresários que estão em busca de capacitação para suas empresas. “O seminário utiliza uma metodologia que foca no desenvolvimento das características de um perfil empreendedor, que é uma das grandes exigências do mercado. Nosso objetivo é que haja uma mudança de comportamento, para que eles saiam do seminário com autoconfiança, tendo segurança nas suas decisões”, comenta.

 

O Empretec é um programa internacional desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e oferecido no Brasil pelo Sebrae, com carga horária de 80 horas/aula. É reconhecido em todo o mundo como um dos melhores programas de capacitação em empreendedorismo. “O seminário é uma opção para quem quiser desenvolver suas habilidades como empreendedor, já que combina aspectos comportamentais e exercícios práticos que visam o aperfeiçoamento das habilidades para criação e gestão de pequenos negócios”, afirma Maki.

 

No programa, a alteração na conduta empresarial é baseada, sobretudo, em 10 características de comportamento que são vistas como pontos fundamentais na personalidade do empreendedor: a iniciativa e busca de oportunidade, capacidade de correr riscos calculados, persistência, comprometimento, estabelecimento de metas, capacidade de planejar e monitorar ações, capacidade para buscar e utilizar informações, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança e exigência de qualidade e eficiência. “O programa reforça os pontos positivos e estimula a melhoria dos pontos fracos”, ressalta o coordenador.

 

O Empretec existe em mais de 60 países e no Brasil é executado pelo Sistema Sebrae em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores. Em Mato Grosso do Sul o programa foi lançado em 1996.  

 

Capacitação – Existem no Estado 2.145 empretecos, somente em 2006, o Sebrae realizou nove turmas do Empretec, com 211 participantes nas cidades de Brasilândia, Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas, sendo duas modalidades rurais e as demais urbanas. “Mais de 700 pessoas se inscreveram no seminário, 282 foram entrevistas, mas apenas 211 estavam mais preparadas para participarem”, explica.  

 

Para realizar o Empretec em 2006, o Sebrae contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Brasilândia, que proporcionou ao município a realização de dois seminários durante o ano. Em Dourados, a Associação Comercial, a Câmara de Dirigentes Lojistas e o Jornal O Progresso, também apoiaram o seminário. Já em Três Legoas, contou com o apoio do Jornal do Povo, e em Campo Grande, do Jornal MS Shimbum.

 

Programação – O primeiro município a receber o seminário será Nova Andradina, no período de 24 de março a 1º de abril de 2007, através do Projeto Sebrae Por Perto. O município de Campo Grande vai receber duas turmas, uma de 14 a 22 de abril, e de 21 a 29 de julho. Em Corumbá o treinamento está previsto para acontecer de 18 a 26 de agosto, e em Dourados, de 11 a 19 de agosto.

 

Inscrição – Os interessados em participarem do Empretec podem preencher a ficha de inscrição através do site do Sebrae em Mato Grosso do Sul, no link: http://www.ms.sebrae.com.br/empretec/. Depois de preenchida, a ficha deve ser enviada para o e-mail do Programa: empretec@ms.sebrae.com.br. As informações podem ser obtidas através do telefone de Teleatendimento do Sebrae 0800-703-5511.

 

 

 

Fátima News