20 de dezembro de 2006 - 07:54

Setor sucroalcooleiro vai gerar 30 mil empregos no Estado

O governo estadual confirmou ontem à tarde, em ato realizado na Governadoria, a concessão de incentivos fiscais a mais três usinas sucroalcooleiras, que, juntamente com outras já assinadas, somam 19 empreendimentos com um investimento de R$ 3,4 bilhões.

“A concessão de incentivos faz parte dos esforços da nossa administração para diversificar a base econômica do Estado. A confirmação de mais esses empreendimentos mostra que aos poucos estamos saindo da dependência econômica do boi e da soja”, ressaltou o governador Zeca do PT.

Juntas, as 19 unidades sucroalcooleiras devem gerar cerca de 30 mil postos de empregos entre os 13 municípios a ser beneficiados (Angélica, Batayporã, Caarapó, Dourados, Eldorado, Iguatemi, Ivinhema, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Sidrolândia e Vicentina). Está prevista moagem de 35,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar/ano com uma produção de 11,8 milhões de toneladas de açúcar/ano e um bilhão de litros de álcool/ano.

Só o município de Sidrolândia será beneficiado com duas novas unidades sucroalcooleiras: as Usinas Vale do Vacaria e Esmeralda. “Esses empreendimentos são importantíssimos para nosso município. São empregos que geram renda e que movimentam a economia da nossa cidade”, aponta o prefeito de Sidrolândia, que espera sentir os reflexos econômicos no município já no próximo ano.

Há ainda outros 22 projetos protocolados junto ao Conselho de Desenvolvimento Industrial da Secretaria de Estado da Produção e do Turismo (Seprotur), com pedidos de concessão de incentivos fiscais. "O governo estadual vem conseguindo cumprir a política de desenvolvimento sustentável do Estado por meio da atração de novos investidores e a diversificação da base econômica sul-mato-grossense. A previsão de expansão do segmento sucroalcooleiro é o início de um trabalho que deve ser contínuo", completa o secretário de Estado da Produção e do Turismo, João Cavalléro.
 
 
Agência Popular