15 de dezembro de 2006 - 13:39

Colômbia pode concorrer com o Brasil pela Copa de 2014

O Brasil pode ganhar um concorrente na luta para receber a Copa do Mundo de 2014. A Colômbia ainda articula para apresentar sua candidatura na próxima segunda-feira, data-limite imposta pela Fifa para a inscrição dos pretendentes - os brasileiros já fizeram a sua na última quarta.

O desejo colombiano foi confirmado pelo vice-presidente do país, Francisco Santos, em entrevista à agência de notícias AP. Segundo ele, o presidente Alvaro Uribe defende a idéia de levar a Copa de 2014 para a Colômbia. "Estamos em processo de formalização (da candidatura para sede)", revelou.

A Copa de 2014 será realizada na América do Sul, de acordo com o rodízio de continentes estabelecido pela Fifa. Diante disso, em março deste ano, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) resolveu apoiar a candidatura única do Brasil, com apoio da própria Colômbia na época.

Mas, em julho passado, o presidente Alvaro Uribe manifestou o desejo de tentar levar a Copa para a Colômbia. Ao contrário do Brasil, que já recebeu o Mundial em 1950, seria a primeira vez dos colombianos - eles eram a sede em 1986, mas foram substituídos pelo México por causa dos problemas na organização.

Para Francisco Santos, seria bom que houvesse concorrência entre Brasil e Colômbia. "Queremos competir pela sede do Mundial", disse o vice-presidente do país, garantindo que os colombianos não pensam na hipótese de dividir a organização da Copa com os brasileiros.

Apesar da possível candidatura colombiana, o Brasil é favorito. Mas a Fifa já avisou que os brasileiros ainda precisam provar que são capazes de organizar uma Copa. A definição da sede do Mundial de 2014 deverá sair em novembro do ano que vem.

 

 

Estadão