14 de dezembro de 2006 - 10:40

Ibama realiza maior apreensão de aves do ano em Três Lagoas

Através de denuncias anônimas, entre os dias 10 e 12 de dezembro, o Ibama de Três Lagoas apreendeu 40 aves silvestres nos municípios de Selvíria e Água Clara, as quais estavam em posse de criadores sem cadastro junto ao órgão. A apreensão é a maior do ano e fez parte da Operação Fauna, iniciada no último dia 07 e com previsão de encerramento nesta sexta-feira (15). Os animais serão encaminhados para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande, onde permanecerão pelo prazo de 40 dias, antes de ser devolvidos à natureza. Os que não tiverem condições de reabilitação, como um papagaio que está cego de um olho, permanecerão em cativeiro.

PENALIDADES
Por terem entregado as aves voluntariamente, desta vez os envolvidos - todos de famílias humildes, segundo o agente Luciano Alves da Paixão - foram apenas advertidos. Caso venham reincidir no crime, estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais, que determina a detenção de seis meses a um ano, além de multa no valor de R$ 500,00 por unidade apreendida.

APREESÕES
Foram apreendidas as seguintes aves: 13 papagaios verdadeiros, 20 canários-da-terra, um sabiá laranjeira, um periquito, quatro curiós e uma coleira-do-brejo.
Estiveram envolvidos na operação os agentes João Bosco Francisco, Luciano Alves Paixão e Iuquio Endo.

 

Perfil News