11 de dezembro de 2006 - 11:26

Mais de 1,4 mil alfabetizadores do Mova recebem capacitação

Entre os dias hoje e sextas-feira 15, a Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com a Fundação Cândido Rondon (FCR) realizam capacitação de 1.419 professores e professoras do Mova - MS Alfabetizado (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul). A formação continuada, que atende todos os municípios do Estado, será realizada em Campo Grande, Dourados e Ponta Porã.

Nesta segunda-feira, as atividades acontecem no Sindicato Municipal dos Trabalhadores da Educação de Ponta Porã (Simted). Devem participar 227 professores dos municípios de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru.

Amanhã cerca de 250 alfabetizadores (as) da região da Grande Dourados estarão reunidos no Simted local. Serão atendidos os professores/as dos municípios de Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Juti, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Rio Brilhante, Taquarussu e Vicentina.

Os professores dos demais municípios serão capacitados na Capital nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, no Centro Universitário de Campo Grande - Unaes. As atividades dessa formação continuada, que contemplam as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, encerram a capacitação de professores do Mova da etapa 2006/2007.


Programa - O Mova foi implantado em Campo Grande no ano de 2000. Em 2003, passou a beneficiar todos os municípios do Estado depois da integração ao programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação (MEC).

Em Mato Grosso do Sul, o programa conta com um total de 1.419 alfabetizadores. Foram formadas 1.874 turmas, atendendo a mais de 134 mil pessoas. Desde o início do programa, mais de R$ 13 milhões em recursos federais e estaduais foram investidos na alfabetização de jovens e adultos.

Na etapa que está em andamento, estão cadastrados 31.257 alfabetizandos, sendo 8.526 na capital. A etapa 2006/2007 de alfabetização deve terminar até maio do ano que vem.
 
 
APn