11 de dezembro de 2006 - 10:36

Ministério da Saúde implanta caderneta de saúde para o idoso

Para acompanhar melhor a saúde das pessoas com mais de 60 anos, o Ministério da Saúde está implantando, em  todos os municípios do país, a Caderneta da Pessoa Idosa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2004 já havia mais de 17,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos no país.

Segundo o coordenador da Área Técnica de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, José Luiz Telles, receberão o material os agentes comunitários do Programa Saúde da Família, que serão capacitados para anotar nas cadernetas todas as informações que possam ser úteis no tratamento do idoso. "A pessoa idosa que receber a caderneta deve andar sempre com ela, principalmente quando for ao seu médico", afirmou Telles.

Para ajudar no tratamento das pessoas idosas, o ministério também está lançando o Caderno de Atenção Básica em Envelhecimento, que vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico de doenças e na forma de tratamento.

Telles explicou que o idoso deve ser visto como uma pessoa capaz e que as medidas vão proporcionar a eles melhor qualidade de vida. "Doenças como o diabetes e a hipertensão, quando controladas, permitem ao idoso uma vida  normal. Eles não devem ser vistos como incapazes" acrescentou.

Para explicar como o material deve ser utilizado, o ministério promove seminários e discute com os secretários municipais de Saúde, a melhor forma de utilizar a caderneta em sua cidade.

Na última semana, do dia 4 ao dia 8, coordenadores estaduais de Saúde do Idoso da região Nordeste estiveram reunidos em Recife para receber as orientações. Nesta semana, a reunião será com representantes das regiões Sul e Sudeste.

 

 

MS Notícias