8 de dezembro de 2006 - 14:36

Iagro detecta raiva em bovino de propriedade em Campo Grande

O Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) detectou nesta sexta-feira um caso de raiva em um boi de propriedade rural localizada no município de Campo Grande, distante 23 quilômetros da zona urbana da cidade, em direção ao distrito de Rochedinho. O caso, segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva Herbívora do Iagro, Ademar Etiro More, foi confirmado pelo Laddan (Laboratório de Diagnóstico de Doenças em Animais), que recebeu ontem o material para análise.

Os médicos-veterinários do Iagro ainda estão no local colhendo amostras de sangue de um eqüino da mesma fazenda por apresentar suspeitas de estar com a doença. Além disso, eles devem realizar visitas às fazendas num raio de 12 quilômetros da propriedade onde foi detectado o caso, já que a raiva – transmitida por morcegos “vampiros” – é contagiosa

Há mais de cinco anos não era confirmado um caso de raiva bovina em Campo Grande e, por isso, todos os proprietários de regiões próximas à fazenda deverão vacinar o gado, sendo que os animais em que for confirmada a doença serão sacrificados. More explicou que 34 propriedades em 11 municípios do Estado possuem bovinos que já foram contaminados pela raiva.

Ele explicou que a situação é mais preocupante em Campo Grande porque as propriedades não possuem data certa para vacinar os animais, já que o local não é considerado área de risco. Os veterinários do Iagro devem avaliar ainda nas propriedades se há abrigos para morcegos, como cavernas e eliminá-los.

 

 

 

Terra Redação