6 de dezembro de 2006 - 09:24

Produção industrial cresce 0,8% em outubro

A produção industrial cresceu 0,8% em outubro ante setembro na série com ajuste sazonal, segundo divulgou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O resultado veio um pouco abaixo das estimativas dos analistas ouvidos pela Agência Estado (0,9% a 2,5%) e bem abaixo da mediana de 1,5%.

Na comparação com outubro do ano passado, a produção cresceu 4,8%, dentro das estimativas (4,3% a 6,5%), mas também abaixo da mediana de 5,2%. No ano a produção acumula alta de 2,9% e em 12 meses, de 2,7%.

A produção de bens de capital, que sinaliza o comportamento dos investimentos, caiu 1,6% em outubro ante setembro. Na comparação com outubro do ano passado, porém, a produção registrou aumento de 9,3%.

Nas demais categorias pesquisadas, os resultados foram os seguintes, respectivamente ante mês anterior e ante outubro de 2005: bens intermediários (-0,2% e +1,8%), bens de consumo duráveis (+3,2% e +12%) e bens de consumo semi e não duráveis (+0,4% e +5,4%).

Queda menor

O IBGE revisou os dados da produção industrial relativos a setembro. A produção de setembro ante agosto foi revisada de -1,4% divulgados anteriormente para -1,1%, enquanto a produção de setembro ante setembro/05 passou de 1,3% para 1,7%.

O técnico da coordenação de indústria do IBGE, André Macedo, explicou que a revisão dos dados ante mês anterior ocorre automaticamente com a introdução de novos dados na série com ajuste sazonal.

A revisão do dados ante setembro/2005 ocorreu por causa de "pequenas e pontuais modificações" nos dados informados pelas empresas de bens de capital e bens de consumo semi e não duráveis.

Segundo a revisão do IBGE, a produção de bens de capital em setembro ante setembro/2005 passou de -0,4% divulgados anteriormente para +0,3%, enquanto a produção de semi e não duráveis nessa base.

 

 

 

Estadão