4 de dezembro de 2006 - 10:15

São Paulo encerra o ano em 8º no ranking mundial de clubes

O São Paulo foi o único clube brasileiro a terminar entre os dez melhores times do ranking mundial da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol), divulgado nesta segunda-feira. Em comparação com a relação anterior, o clube do Morumbi subiu três posições e foi para o oitavo lugar, com 246 pontos.

A grande contribuição para a ascensão são-paulina foi a conquista do título do Campeonato Brasileiro. Já o Inter, que disputará a Copa do Mundo de Clubes da Fifa, a partir do próximo domingo, no Japão, terminou o ano em 14º lugar. Dependendo do desempenho no Mundial, o clube gaúcho poderá voltar ao Top 10, uma vez que os resultados de dezembro só serão somados no ranking de janeiro.

Com as vitórias na Copa da Uefa e no Campeonato Espanhol, o Sevilha manteve a liderança e encerrou o ano como melhor do mundo, com 308 pontos. Em segundo lugar ficou o Milan, com 276. O Barcelona, do brasileiro Ronaldinho Gaúcho, que era o segundo colocado da IFFHS, despencou para o sétimo lugar - o time espanhol também disputará o Mundial da Fifa.

Dois dos grandes times do Estado de São Paulo encerraram o ano perdendo posições. Apesar da recuperação no Brasileirão, o Corinthians caiu seis postos e foi para o 54º lugar, com 154 pontos. O Palmeiras, que escapou do rebaixamento com a ajuda da Ponte Preta, despencou nove posições e ficou em 63º. Na contramão, o Santos subiu duas colocações e terminou em 92º.

 

 

Estadão

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");