30 de novembro de 2006 - 10:00

Secod quer fechar shopping no aniversário de Dourados

O presidente do Secod (Sindicato dos Comerciários de Dourados), Pedro Lima, defendeu hoje mudança na Lei Orgânica do Município para garantir o feriado do dia 20 de dezembro, aniversário de Dourados. Segundo ele, o artigo 11º da Lei Orgânica garante feriado municipal no dia 20 de dezembro, mas não especifica que o comércio de uma maneira geral deva permanecer fechado.

O sindicalista defende que a lei seja aplicada também ao Shopping Avenida Center e aos supermercados. A lei municipal determina o fechamento do comércio no aniversário da cidade, mas os supermercados poderão abrir por terem conseguido o direito na Justiça. Já o shopping é regulado por legislação diferenciada e também poderá funcionar normalmente no dia 20 de dezembro.

Pedro Lima citou o exemplo de Maringá (PR), cidade de origem do Shopping Avenida Center. Segundo ele, lá o feriado de aniversário da cidade cai no dia 10 de maio e o shopping, supermercados e comércio em geral ficam fechados. “Por que aqui tem que ser diferente?”, questiona.

De acordo com o Campograndenews, nesta semana, as entidades que representam os comerciantes do centro retomaram a discussão sobre a abertura das lojas no aniversário da cidade. O Centro Cívico Histórico e Cultural 20 de Dezembro – criado por representantes dos pioneiros para lutar pelo respeito ao feriado no dia 20 – já se manifestou contrário à mudança da lei para permitir a abertura das lojas. Uma reunião entre comerciantes, representantes dos pioneiros e vereadores está marcada para a próxima segunda-feira.