29 de novembro de 2006 - 13:00

Preso chefe de quadrilha de furto de energia na Capital

A Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) prendeu em flagrante na manhã de hoje o técnico eletricista Sinval Borges de Almeida, ex-funcionário da Enersul, acusado de chefiar quadrilha especializada no furto de energia elétrica. De acordo com as acusações da Polícia, ele teria visitado diversas residências e estabelecimentos comerciais em Campo Grande e no interior do Estado para oferecer a adulteração no medidor de energia.

Ele foi preso na residência dele, localizada no bairro Cidade Morena, onde há 29 dias funcionava um comércio de venda de gelo. Segundo o delegado Luiz Carlos Rodrigues da Silva, titular da Derf, ele ia à residência das pessoas e se apresentava como funcionário da Enersul, oferecendo-se para fazer a manutenção para reduzir o consumo de energia.

Borges foi funcionário da Enersul por 14 anos e saiu de há 8 anos, mas com ele foram apreendidos diversos lacres de relógio de energia, além de roupas e equipamentos utilizados pela empresa. No entanto, o acusado informou à Polícia que os lacres apreendidos estavam em poder dele desde a época que trabalhava na empresa.

O acusado também é apontado como envolvido com a fraude de energia elétrica, atestada pela perícia técnica da Polícia, no Moinho Dallas, onde nas três unidades da fábrica o padrão de medição deixava de medir 33% da energia consumida. Conforme levantamento da área técnica da Enersul, o prejuízo provocado foi de R$ 1,250 milhão, sendo considerado pela empresa como a maior fraude do ano em Mato Grosso do Sul.

Reginaldo Coelho

As pessoas que aceitaram o serviço dele também devem ser autuadas. O delegado fez alerta para que caso apareça alguém para fazer manutenção nos relógios de energia com a proposta de redução no consumo, o consumidor deve denunciar imediatamente a irregularidade para a empresa.