28 de novembro de 2006 - 16:05

Cientistas trabalham em vacina contra efeitos da velhice

Cientistas estão desenvolvendo uma vacina que tem como objetivo conter o envelhecimento do sistema imunológico, disseram hoje especialistas presentes no primeiro congresso europeu sobre pesquisa da velhice, em Innsbruck, Áustria.

Cerca de 70% da população está infectada pelo citomegalovirus, contraído em idades avançadas, e que acelera o envelhecimento do sistema imunológico, explicou em entrevista coletiva Beatrix Grubeck-Loebenstein, diretora do Instituto de Biomedicina para Estudos do Envelhecimento, de Innsbruck.

Embora despercebido, o vírus faz com que as pessoas afetadas fiquem doentes mais facilmente ao enfraquecer o sistema imunológico, diminuindo a expectativa de vida. A infecção, no entanto, poderia ser evitada com uma simples vacina, segundo afirmou a pesquisadora.

Segundo o reitor da Universidade de Medicina de Innsbruck, Clemens Sorg, a vacina não aspira ao prolongamento da vida humana, mas à redução dos períodos de enfermidade, de modo que os pacientes possam viver com mais qualidade.

O congresso tem duração até o dia 30 de novembro.

 

Folha Online