28 de novembro de 2006 - 15:14

Usina de Iguatemi está funcionando em caráter experimental

A DCOIL (Destilaria Centro Oeste Iguatemi LTDA.), localizada ao norte do município de Iguatemi, já está produzindo álcool em caráter experimental. Enquanto aguarda licença ambiental para iniciar suas atividades comerciais, a empresa produz cerca de 150 mil litros de álcool por dia. Em recente visita ao local, o prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma (PDT) pôde verificar o funcionamento da usina. Ele foi recebido pelo proprietário, Nelson Donadel, que o acompanhou em todos os setores de produção como moagem da cana, destilação, testes de laboratório, entre outros.
O prefeito ouviu do empresário que a meta para 2007 é de vinte e cinco milhões de litros de álcool, devendo chegar a quarenta e cinco milhões em 2008. Com isto, a usina estará gerando emprego para mil funcionários distribuídos na indústria e outros ligados ao setor da agricultura, como plantio, manutenção e corte dos canaviais.

A indústria já possui uma área de cinco mil e quinhentos hectares plantada de cana-de-açúcar, devendo chegar a oito mil hectares nos próximos dois anos.
Além disso, está em estudo a execução de um projeto para aproveitamento do bagaço – parte que sobra da cana depois de passar pela extração – na co-geração de energia elétrica que será utilizada pela própria usina e que não polui o meio ambiente. O bagaço também pode ser utilizado como volumoso na alimentação de bovinos e ainda poderá se transformar em painéis aglomerados que são utilizados na montagem de móveis.

Após a visita à usina, o prefeito voltou otimista porque sabe que, a partir do momento que começar a funcionar, aumentará a oferta mão-de-obra, além do que o município aumentará sua cota de produção que redundará no aumento de arrecadação de ICMS. Ele disse que ficou encantado com o espírito empreendedor de Nelson Donadel, que acreditou no projeto e investiu em sua execução. “Ele é um homem de visão que trouxe este presente para Iguatemi e exemplo de garra para outros investidores”, afirmou o prefeito.

OUTRA USINA

O prefeito Lídio Ledesma adiantou que já está definida a instalação de mais uma usina de álcool no município para cuja efetivação faltam apenas os acertos finais. Essa usina deverá ser instalada na região da fazenda Ouro Fino, a 40 quilômetros da sede do município.
 
 
Portal do MS