27 de novembro de 2006 - 10:45

Senac/MS promove I Semana de Segurança em Três Lagoas

Faltar ao dia de trabalho, aposentadoria precoce e multas. Essas situações atormentam a rotina de uma empresa seja ela de pequeno, médio ou grande portes. Para prevenir essas e outras situações causadas pela ausência de um local apropriado para a realização das funções profissionais é que a figura de um Técnico em Segurança do Trabalho é necessária.

Para demonstrar e discutir as alternativas empresariais existentes que devem ser adotadas para priorizar a saúde e a segurança dos funcionários é que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso do Sul – Senac/MS realizará, de 28 a 30 de novembro, em Três Lagoas, a I Semana de Saúde e Segurança do Trabalho. Em três dias, serão nove palestras: A importância da Saúde e Segurança no trabalho, Responsabilidade Civil e Criminal, A Evolução das Patologias no Brasil, O Perfil Profissional do Técnico em Segurança do Trabalho, Legislação Ambiental, Manipulação de Extintores e a NR 31, além de outros dois temas da área que serão apresentados pelos alunos .

A expectativa é reunir em torno de 90 pessoas entre estudantes, empresários e profissionais da área. E não é difícil entender o porquê do interesse. Segundo lei específica da área de segurança (NR 4), empresas com 100 ou mais funcionários devem ter um Técnico em Segurança do Trabalho em seu quadro funcional. A ausência deste profissional pode gerar multa que varia conforme o porte da empresa.

Outra questão que será debatida no evento envolve as doenças do trabalho. Para fins legais e previdenciários, as doenças do trabalho são equiparadas aos acidentes do trabalho e gozam de todas as prerrogativas deste último, que, em linhas gerais, resumem-se na estabilidade mínima de 12 meses após a alta do INSS, e o direito à manutenção do depósito do FGTS durante o período de afastamento (auxílio doença por acidente do trabalho – B91). A caracterização da doença do trabalho, porém, é tarefa árdua tanto para o médico do trabalho, por falta de evidências ou de condições para buscá-las, quanto para o trabalhador doente, que muitas vezes percorre verdadeira via sacra, na tentativa de ter seu direito reconhecido.

As inscrições para I Semana de Saúde e Segurança do Trabalho de Três Lagoas estão abertas. O valor é de R$ 15,00 . Mais informações, basta entrar em contato com o Senac Centro, de Três Lagoas, que fica à Rua Antônio Trajano, 216, ou pelo telefone 3509 5100.
 
Perfil News