27 de novembro de 2006 - 08:21

Indígenas desocupam fazenda invadida no distrito de Itaporã

Terminou a invasão de terra feita por índios de Dourados em propriedades que compreendem do córrego São Domingos ao rio Santa Maria, abrangendo o distrito de Carumbé, em Itaporã, num total de 90 mil hectares. Após consenso entre produtores e índios que se preparavam para levantar acampamento na área, os indígenas foram entregues a representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Dourados e acomodados na Aldeia Jaguapiru.

Ao final do conflito, os índios liderados por Taiti Bejun foram conduzidos até a Polícia Civil em Itaporã e, depois de ouvidos, foram encaminhados à Reserva Indígena de Dourados. O 3º Pelotão da Polícia Militar de Itaporã utilizou uma caminhonete para transportá-los até a reserva.

No local onde os índios permaneciam desde quinta-feira à noite, foram encontrados vários fardos de arroz, feijão e outros mantimentos de primeira necessidade. Também encontraram rolos de lonas pretas, vários pedaços de tecidos na cor vermelha que serviriam para a demarcação de terra.

Taiti Bejun disse os índios queriam apenas o que era deles. A afirmação é baseada na possibilidade da área reclamada ser em outrora ocupada por índios, alegando que ancestrais foram enterrados na região.

 

Mídia Max

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");