25 de novembro de 2006 - 10:39

Extrato de 13º de aposentados está disponível na internet

O extrato de pagamento do INSS em dezembro, incluindo o valor do 13º salário, já está disponível para aposentados e pensionistas, pela Internet. Quem quiser conferir quanto ainda tem a receber de abono nos primeiros cinco dias úteis de dezembro (a data de pagamento varia conforme o final do benefício) já pode acessar o site www.mps.gov.br. É importante lembrar que a Previdência Social não envia mais comprovantes para a casa dos beneficiários.

Após entrar no site, basta clicar em "Extrato de pagamento de benefício". Em seguida, é preciso informar o número do benefício e a data de nascimento para verificar o contracheque. Mas é importante estar atento porque o segunda campo do extrato traz o valor integral do 13º salário. Como os aposentados e pensionistas já tiveram antecipação de 50% do abono em setembro, é preciso descontar o valor já pago, para ter o montante exato da parcela a receber agora.

Curiosamente, o último campo do contracheque traz o valor da primeira parte já paga. Entretanto, não há nenhuma explicação de que este montante é o que já foi liberado em setembro.Vale também destacar que o valor dos descontos, no rodapé do extrato, virá mais alto do que de costume, exatamente porque a parcela da antecipação será acrescentada no total de débitos.

Em setembro, o INSS gastou R$ 5,8 bilhões com o pagamento de 50% do abono a 20,8 milhões de aposentados e pensionistas do País, sendo 2 milhões no Rio. A diferença em relação ao número total de beneficiários da Previdência — 24,3 milhões de pessoas — se deve ao fato de quem nem todos fazem jus ao 13º salário.

Por lei, não têm direito aqueles que recebem amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora, salário-família e amparo assistencial ao idoso e ao deficiente (Loas). Quem está em auxílio-doença terá o pagamento proporcional ao número de meses em que está desfrutando do benefício, que é temporário. Se já vinha recebendo antes de setembro, possivelmente teve também antecipação de uma parcela. Agora, terá o restante.

 

 

 

 

O Dia