23 de novembro de 2006 - 09:06

Escola de F. do Sul comemorou Dia da Consciência Negra

A Escola Estadual Senador Filinto Muller de Fátima do Sul, comemorou na última segunda-feira (20), o Dia Nacional da Consciência Negra. Durante os períodos matutino, vespertino e noturno, aconteceu a apresentação do projeto “Orgulho Negro”, onde foram desenvolvidas várias atividades relacionadas à cultura afro brasileira como: poemas, danças, músicas, painéis, desenhos, máscaras, concurso de frases, comidas típicas, jogral e ainda um belo teatro  dos alunos do 3º A do Ensino Médio da Escola Vila Brasil, sob comando do professor Jesaías.

 

Para a Direção da Escola, o evento foi voltado para a conscientização da comunidade escolar e também da comunidade externa, sobre a questão da igualdade entre todos os cidadãos e cidadãs, que na oportunidade, parabenizou e agradeceu a todos os envolvidos no projeto.

 

 

Consciência Negra - No começo do século XVII foi construído no Estado de Alagoas o primeiro Quilombo dos Palmares, o mais famoso do Brasil. Palmares era uma verdadeira cidadela de resistência aos ataques vindo por parte da classe dominante. Estima-se que sua população tenha chegado a cerca de 30 mil pessoas, no período compreendido entre 1620 e 1695.


A terra pertencia a todos e o seu produto era dividido igualmente. Cada habitante tinha sua residência e podia plantar dentro da área de sua moradia o que bem entendesse. Os trabalhos de construção, preparo de lavouras e estoque eram divididos pela comunidade. As crianças eram ensinadas e preparadas desde a infância para todos os eventos, desde os costumes tribais até a guerra. As mulheres eram encarregadas da tecelagem e guarda do estoque de alimentos.


Palmares foi finalmente destruído no dia 20 de novembro de 1695, depois de pelo menos cinco anos de ataques sucessivos liderados por Domingos Jorge Velho, André Furtado de Mendonça e Bernardo Vieira de Melo em expedições financiadas pela Coroa Portuguesa e fazendeiros locais.


Os habitantes de Palmares eram liderados por Zumbi, que foi considerado herói do povo brasileiro. O dia 20 de novembro, data de sua morte, é celebrado pelo Movimento Negro Brasileiro como o Dia Nacional da Consciência Negra, que é celebrado em todo o País.

 

 

Fátima News