3 de setembro de 2004 - 17:23

Polícia Militar comemora 169 anos de sua criação segunda

No dia 5 de setembro, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul comemora 169 anos de criação. Em 1835, o Governo Provincial aprovou a lei Decretada pela Assembléia Mato-grossense que criou o Corpo Policial denominado de ‘Homens do Mato’. O efetivo teve início com um Comandante ou Capitão, três Cabos e 24 Soldados, divididos em três esquadras. Através dessa formação, é organizado daí o primeiro Corpo Policial no Estado de Mato Grosso, segundo se informa, no Ato Adicional da Constituição de 1824, que autorizou a criação das Polícias nas Províncias no País.

No ano de 1902, foi criada a primeira organização policial no Sul do então Estado de Mato Grosso, na cidade de Bela Vista, sob o Comando do Major Fermino Rodrigues. No mesmo ano foi criado o Corpo Policial de Corumbá e em 1909 a Companhia de Infantaria do Sul, em Paranaíba. Em 1917, foi criado o 2º Batalhão de Infantaria em Corumbá, sendo que dois anos depois a sede da Unidade foi transferida para Campo Grande.

Em 1921, o 2º Batalhão de Infantaria foi extinto, permanecendo apenas uma Companhia em Campo Grande, subordinado ao 1º Batalhão de Cuiabá. Em 1927, o Batalhão foi restaurado em Campo Grande por força de um acordo do governo do Estado e Companhia Mate Laranjeiras, que passou aquela unidade, custeando as despesas. Com a vitória da Revolução Constitucionalista de 1932, o Batalhão foi extinto mais uma vez, pois as forças do sul tiveram participação efetiva ao lado de São Paulo, onde Vespasiano Martins e o Gen Klinger, foram os principais protagonistas.

Já por ocasião da Guerra do Paraguai, o Corpo Policial ‘Homens do Mato’, devido à reorganização recebida ao passar dos anos, passou a ser denominado de ‘Companhia de pedestres’, e mais tarde, com o advento da República, passou a ser chamado de ‘Força Pública’, mantendo essa denominação até 1934, quando passou a denominar-se ‘Força Policial Militar’. Através de um decreto criado no dia 25 de julho de 1947, passou a ser designado como ‘Polícia Militar’, ainda em vigor até os dias atuais.

Criado o Estado de Mato Grosso do Sul, pela Lei Complementar nº31, de 11 de Outubro de 1977, estava respectivamente criada a Polícia Militar do Estado, que estaria emancipada a 1º Janeiro de 1979, com a nomeação do Tenenente Coronel Edgar Alexandre de Figueiredo, para comandar interinamente a Corporação.


Órgãos da PMMS

A Polícia Militar é o órgão constitucionalmente encarregado das missões de preservação da ordem pública e o policiamento ostensivo em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Para o cumprimento de sua missão, a PMMS está estruturada em órgãos de Direção Geral, Direção Setorial, Apoio e órgãos de Execução.

- Os órgãos de direção realizam o comando e a administração da Corporação, competindo-lhe o planejamento em geral com vistas à organização, às necessidades em pessoal e em material e ao seu emprego no cumprimento das suas missões.

- Os órgãos de apoio realizam as atividades meio da Corporação, atendendo às necessidades de pessoal e de material, indispensáveis ao cumprimento de sua atividade fim, atuando em cumprimento às diretrizes e ordens emanadas dos órgãos de direção.

- Os órgãos de execução, são constituídos pelas Unidades Operacionais e realizam as atividades fim da corporação. Esses órgãos cumprem com a sua destinação legal, executando as diretrizes e ordens emanadas dos órgãos de direção e são apoiados em suas necessidades de recursos humanos, materiais e serviços pelos órgãos de apoio.