3 de setembro de 2004 - 16:43

Safra de soja está próxima de 60 milhões de toneladas

A próxima safra de soja do Brasil, do ano-safra 2004/2005, que começará a ser semeada nas próximas semanas, deverá ter um volume próximo de 60 milhões de toneladas, ante os 49,8 milhões de toneladas colhidas na safra anterior, afirmou nesta quinta, dia 2, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Luís Carlos Guedes Pinto.


Como nós imaginamos que em 2004/2005 a área seja um pouco maior, provavelmente a produção se aproxime dos 60 milhões de toneladas, em condições normais de clima – afirmou Guedes a jornalistas. O presidente da Conab indicou, no entanto, que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê eventuais problemas climáticos para a próxima safra.

– Há indicações preliminares de que em algumas regiões do país possa ocorrer seca novamente – disse. Na safra passada, os Estados do Sul foram fortemente afetados por uma estiagem prolongada. O Inmet informou que as chuvas tendem a ser irregulares durante a safra de verão e pediu que os produtores plantem escalonadamente. A opinião de Guedes sobre o tamanho da safra está próxima da divulgada nesta semana pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que estimou a próxima safra de soja em 61,5 milhões de toneladas. O presidente da Conab considerou como "especulativas'' previsões como a do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que espera por uma safra de 66 milhões de toneladas no Brasil. Segundo ele, esse número não confere com o que vai acontecer na próxima safra. A Conab deve divulgar estimativa oficial sobre a próxima safra no dia 21 de outubro.

Guedes disse que dados sobre a venda de insumos indicam que a área de soja deverá crescer cerca de 1 milhão de hectares na próxima safra. Segundo ele, de janeiro a junho de 2004 a venda de fertilizantes foi de 8,12 milhões de toneladas, contra 7,4 milhões de toneladas no mesmo período de 2003. – É um indicador de que mesmo com a descaptalização deste ano (devido à queda na produção e nos preços), haverá aumento de área plantada – afirmou.

Outro indicador é o de vendas de máquinas agrícolas. No período elas atingiram 33.561 unidades, ante 26.948 ano passado. A Conab divulgou também seu último levantamento sobre a safra 2003/2004. Para a soja, a estimativa foi elevada ligeiramente para 49,8 milhões de toneladas, ante 49,7 milhões estimadas em julho. O Brasil havia colhido 52 milhões de toneladas na safra anterior (02/03).
 
Grande FM