3 de setembro de 2004 - 16:26

Prejuízo com embargo chinês à soja foi de US$ 747 milhões

Uma nova variedade de soja destinada à produção de óleo de melhor qualidade nutricional foi lançada pela Monsanto e estará disponível para o agricultor americano na próxima safra 2005/06. Trata-se de um tipo de soja com nível reduzido de ácido linolênico, com a mesma performance produtiva de outras variedades existentes no mercado.

A soja Vistive® contém menos de 3% de ácido linolênico, enquanto a tradicional possui 8% da substância. Ao ser processado, o óleo dessa soja é mais saudável devido à menor necessidade de hidrogenação - o processo de aplicação de hidrogênio para aumentar o tempo de vida útil do óleo. Essa técnica acarreta uma elevação do teor de gordura trans - gordura insaturada produzida no processamento dos alimentos, que não existe na natureza - nos alimentos, podendo causar aumento dos níveis totais de colesterol, especialmente do colesterol "dito" (LDL).

A nova variedade é obtida através de melhoramento convencional e será inserida na soja "Roundup Ready", tolerante ao herbicida glifosato. Segundo a Monsanto, a companhia fechou contrato com empresas esmagadoras de soja que vão processar o grão e comercializar o óleo. Dessa forma, os produtores que plantarem a soja Vistive® poderão vender o grão às esmagadoras conveniadas por um preço especial.

 

Estadão