18 de novembro de 2006 - 10:54

UFGD exibirá documentário sobre Índios no Brasil

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), através da Faculdade de Ciências Humanas dará prosseguimento neste sábado, 18 de novembro, a partir das 13:30 horas, na UNIDERP, enfrente à UFGD o curso de extensão História Regional em Cena.
Será exibido o filme-documentário Índios no Brasil, produzido pela TV Escola e TV Educativa.
O documentário faz uma análise das questões indígenas no Brasil e na região da Grande Dourados, tentando entender as crenças mitológicas dentro dos aldeamentos, além de mostrar depoimentos de pesquisadores e suas percepções dentro dessas comunidades.
Após a exibição do documentário haverá um debate comentado pelo Professor Dr. Osvaldo Zorzato – UFGD, que trabalha e orienta várias dissertações de mestrado sobre o assunto, tendo sempre em foco a questão identitária das sociedades indígenas. Neste sentido, Zorzato procura apontar qual o lugar reservado ao índio no projeto identitário construído pela historiografia mato-grossense e sul-mato-grossense.
O curso conta com 10 encontros aos sábados, até dezembro, sempre com filmes referentes à história de Mato Grosso do Sul. A coordenação está a cargo da professora Benícia Couto de Oliveira e do professor Laércio Cardoso de Jesus, ambos mestres do Curso de História da UFGD.
 
Grande FM