17 de novembro de 2006 - 07:27

Saúde bucal é ensinada às crianças indígenas de Caarapó

A importância da saúde bucal nas crianças indígenas é tema de palestras mensais nas aldeias atendidas pelo Pólo-Base Indígena de Caarapó. A iniciativa faz parte do Programa de Saúde Bucal, coordenado pela dentista Luciene Alle Cardoso, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), da Coordenação Regional da Funasa de Mato Grosso do Sul.

Todas as terças e quintas-feiras, a palestra acontece na aldeia Caarapó. Nas segundas e sextas, é levada para a escola Nhandejará, e de 15 em 15 dias, para a aldeia Jacaré, no município de Laguna Caarapã.

Segundo a odontóloga Andréia Peixoto, que há um ano e meio ministra as palestras, a ação é voltada para crianças e também para adultos. Além das orientações, são feitos atendimentos preventivos, como bochecho com flúor, além dos procedimentos curativos.

“O objetivo maior dessas orientações é a diminuição do índice de cárie na idade escolar, principalmente nas crianças de seis anos, quando os dentes são permanentes”, esclareceu a dentista.

Nas palestras, as gestantes também recebem orientações sobre cárie de mamadeira e sobre doenças periodontais, que são infecto-inflamatórias. Outra prioridade ensinada na palestra é a necessidade de a mãe cuidar do dente do bebê, para evitar cárie que acontece na primeira infância.

De acordo com Andréia, são distribuídos para os professores escovas de dentes e pastas, para escovação após o lanche.

As palestras tiveram início em agosto e continuam também no próximo ano.
 
 
APn