14 de novembro de 2006 - 14:54

Atividades físicas são fundamentais para se evitar doenças

Quem adquiriu o hábito de tomar remédio a todo instante não imagina que a melhor alternativa para a maioria das enfermidades é o exercício físico. De acordo com o médico brasileiro Víctor Matsudo, consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS), o efeito obtido com meia hora de exercício diário é impossível de ser alcançado com remédios. “O sedentarismo mata mais as pessoas do que a obesidade”, ressalta o especialista, que dedicou mais da metade de sua vida a pesquisas no Centro de Estudos do Exercício Físico no Brasil.

Segundo o médico, nem uma cirurgia muito bem feita e moderna do coração pode obter resultados tão importantes como a atividade física. “Ela reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, osteoporose, câncer, depressão e estresse”, afirma. Para o médico, através de práticas simples, como caminhar ou correr, as chances de morrer de infarto do miocárdio diminuem em 54%; de derrame cerebral, 50%; e de câncer, 37%.

Matsudo faz questão de lembrar ainda que, além do exercício físico, não fumar e comer de maneira equilibrada reduzem, significativamente, os gastos em matéria de saúde, que são muito caros no mundo moderno.

 

 

Mídia Max