3 de setembro de 2004 - 10:08

São Paulo anuncia a contratação de Leão

O São Paulo acertou a contratação do técnico Emerson Leão para comandar a equipe na sequência do Campeonato Brasileiro. O treinador assinou contrato com o clube até dezembro de 2005.

O técnico vai se apresentar aos jogadores ao meio-dia e em seguida concederá sua primeira entrevista coletiva como novo comandante do São Paulo. A estréia de Leão vai ser contra o Paraná, na próxima quarta, em Curitiba.

Leão era um antigo sonho do time do Morumbi. Quando Oswaldo de Oliveira deixou o comando da equipe, em 2003, o nome de Leão era o preferido do presidente Marcelo Portugal Gouvêa, mas o treinador preferiu não deixar o Santos. Cuca, na época em alta pelo trabalho feito no Goiás, foi a aposta do São Paulo.

Depois Leão deixou a Vila Belmiro, teve uma passagem meteórica pelo Cruzeiro. Na quarta-feira, o treinador chegou a acertar com um time da Coréia do Sul, mas quando Cuca anunciou que estava de saída, ele desistiu de assinar com os coreanos.

Apesar de não ser um nome de consenso entre os conselheiros do time tricolor, Leão era o preferido do presidente são-paulino por seu estilo disciplinador.

Outro fato que pesava a favor do treinador é o de ter montado um time de jovens no Santos que acabou sendo campeão brasileiro, eliminando nas quartas-de-final de 2002 o próprio São Paulo. "E todos sabem que nós temos o melhor trabalho de base dos clubes paulistas", diz Gouvêa.

O único detalhe contrário era o fato de Leão pedir alto e não trabalhar por menos de R$ 150 mil mensais. Parece que o impasse salarial não pesou na decisão final.

Terra