10 de novembro de 2006 - 13:27

Conab descarta risco de falta de alimentos no País em 2007

Os estoques de passagem de milho somarão 4,738 milhões de toneladas, calculou o presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Jacinto Ferreira.
Ele descartou risco de falta de alimentos no mercado interno em 2007 ou de elevação dos preços. Os estoques de trigo são estimados em 278,7 mil toneladas e de arroz, 338,9 mil toneladas. Os estoques de feijão devem ser de 620,7 mil toneladas.

Ao divulgar uma nova estimativa para a safra de grãos que começou a ser cultivada em meados de setembro, ele disse que os preços do milho, algodão e feijão começaram a se recuperar em Mato Grosso, um dos principais Estados produtores do País. "Os preços estão saindo do fundo do poço e começando a reagir", afirmou.

Para ele, dois fatores determinam a reação: recuperação dos preços internacionais e as políticas de apoio à comercialização da safra. "O governo está atento ao problema da agricultura brasileira e alocando recursos para apoiá-la", completou.

Ele acrescentou que "pela primeira vez os recursos estão sendo liberados na hora certa", numa referência à liberação de R$ 1 bilhão para apoiar a comercialização de parte da safra 2006/07 de soja. O apoio será feito por meio de um mecanismo que sinalizará agora ao produtor o preço no momento da comercialização, que é feita a partir de fevereiro.

Agência Estado