3 de setembro de 2004 - 09:31

"O BIÓLOGO E O PROFISSIONALISMO" de Gislaine Roberto

O BIÓLOGO  E O PROFISSIONALISMO

 

 

Gislaine Roberto*

 

                                                                     

Comemoramos hoje o dia do biólogo e este dia automaticamente faz com que venhamos a refletir sobre nossa profissão. Desafio a todos a pensarem sobre o que é Biologia? O que é um biólogo? E o que faz um  biólogo?

Pode parecer fácil e simples responder tais perguntas, mais na verdade temos que pensar que atrás destas respostas estão  concentradas discussões, envolvendo conselhos, ministérios associações, órgãos públicos como:secretarias de agricultura, saúde e meio ambiente, envolvendo a nossa comunidade e os próprios biólogos que ainda não se reconhecem como profissionais.

Podemos dizer que anos atrás os cursos de biologia eram freqüentados por quatro tipos de pessoas: 1) pessoas frustradas por não terem conseguido melhor classificação que lhes permitissem ingressar na Medicina, Odontologia ou Farmácia; 2) pessoas com vocação para o magistério; 3) pessoas que pretendiam ter além do diploma, encontrar um ótimo partido no ambiente universitário; 4) pessoas que buscava a realização pessoal através da pesquisa. Parece exagero, mais esta era a realidade, é claro com algumas exceções. Sabendo-se que tudo muda, a evolução chegou e com ela o nosso curso foi regulamentado e houve a criação do conselho federal de biologia fazendo com que pudéssemos concorrer profissionalmente. Com toda esta revolução que ocorreu podemos comemorar hoje dia 3 de Setembro o DIA NACIONAL DO BIÓLOGO. Mas será que temos sido um biólogo profissional?

Na verdade a legislação que circunda o biólogo tem a finalidade de fornecer-lhe profissionalismo, competência etc..Considero esse profissionalismo de muita importância. Muitos acham que ser profissional basta freqüentar o curso durante o tempo proposto ou cumprir com o mínimo possível para obter o tão sonhado diploma numa profissão regulamentada pela lei. Digo que a lei, não faz a profissão ser respeitada, como também não é capaz de, num passe de mágica, transformar o aluno desinformado de hoje no profissional competente de amanhã. Ser profissional é passar por um conhecimento cada dia mais aprofundado e amplo da área escolhida; passar por uma atitude ética; requer uma postura perante a sociedade e necessita de arrojo e coragem. Precisamos de uma mudança muito grande, de uma revolução na cabeça de muitos professores, pois a eles também cabem transmitir a postura profissional aos alunos, que só transmite quem tem.

Aos alunos e colegas já graduados pensem nesta modificação, descobrindo assim sua vocação neste vasto mundo que é a biologia, construindo seu currículo particular na busca da capacitação para ser o melhor e atingir a meta e ser um ótimo profissional.

Parabéns!!! A todos os biólogos e aos que caminham para esta vasta área e que em suas decisões escolheram optar para ser um defensor da natureza e principalmente da vida.

 

 

Gislaine Roberto de Oliveira

Prof. Msc de Biologia