10 de novembro de 2006 - 08:48

Vereador denuncia prefeita de Caracol ao MPE por nepotismo

O vereador Prudêncio Montiel, da Câmara Municipal de Caracol, denunciou ao MPE (Ministério Publico Estadual) a prefeita da cidade, Maria Odethe Leite dos Santos (PL), por crime de nepotismo. De acordo com o parlamentar, o marido da prefeita, Josélio dos Santos, foi exonerado da Secretaria Municipal de Fazenda de Caracol após decisão judicial, mas apenas de forma fictícia.

Na verdade, de acordo com o vereador, ele ainda ocupa sala na sede da Prefeitura e estaria incluído na folha de pagamento. “É ele que está administrando o município, o poder de decisão é dele, nada é definido sem que seja aprovado por ele”, denuncia.

Segundo o parlamentar, uma das provas de que Josélio ainda exerce função na administração municipal é a emissão de requisição para abastecimento em postos de combustíveis assinadas por ele. Além disso, ainda conforme o vereador, o marido da prefeita circula pela cidade com veículo locado e pago com dinheiro do contribuinte.

“Quando pedimos prestação de contas como representantes do povo eleito pelo voto, simplesmente somos ignorados”, reclama Montiel, revelando que, além do marido, a prefeita também contratou a cunhada, Marceli Godoy, que foi exonerada após pressão por parte da Câmara Municipal de Caracol com base na Lei do Nepotismo.

No entanto, explica, Marceli Godoy foi recontratada depois que teria se separado do marido, irmão da prefeita. “Essa separação é fictícia”, garante o vereador, ressaltando os desmandos praticados pela chefe do executivo municipal que insiste em subestimar a inteligência dos vereadores, da população e do Poder Judiciário.

No documento protocolado junto ao MPE, o vereador pede que seja determinada a abertura de um procedimento investigatório para apurar os fatos. Além de Montiel, os vereadores Maycon da Silva, Honorato Avelar e Janete Leite Cardoso também utilizam com freqüência a Tribuna da Casa de Leis para denunciar os desmandos da administração de Maria Odeth Leite dos Santos.

Arquivo

A promotora de Justiça Luz Marina Farias, que responde pelas promotorias de Caracol e Bela Vista, está de férias e o susbstituto, promotor de Justiça Marcelo Eli, da Promotoria de Porto Murtinho, vai a Bela Vista uma vez por semana e não foi localizado pela reportagem para falar sobre as denuncias. No entanto, o vereador tem plena certeza e convicção de que o MPE dará prioridade às denuncias, visando esclarecer os fatos que desabonam a conduta da prefeita de Caracol.

 

 

 

Mídia Max