3 de setembro de 2004 - 09:07

Sete de Setembro deve levar 15 mil à Esplanada

A Esplanada dos Ministérios já começou a ser preparada para a festa da Independência do Brasil na próxima terça-feira, dia 07. Os prédios dos ministérios receberam um colorido verde-amarelo com faixas estendidas do alto de cada prédio até a pista principal. Na próxima semana, a decoração das fachadas receberá balões nas cores da bandeira brasileira. Cerca de 300 flâmulas e banners serão colocados nos postes de luz.

A expectativa da Secretaria de Comunicação de Governo (Secom) é que pelo menos 15 mil pessoas acompanhem a festa na Esplanada. Ao contrário do ano passado, quando foram montadas arquibancadas para apenas 4 mil pessoas assistirem ao desfile, este ano o governo reservou espaço para que 15 mil moradores do Distrito Federal possam acompanhar, das arquibancadas, a programação do Dia da Pátria.

A festa na Esplanada está marcada para ter início às 9h do dia 7 de setembro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre oficialmente o desfile ao dirigir-se, do início da Esplanada, para o palanque das autoridades montado em frente ao Ministério da Defesa. Em seguida, estão previstos saltos de pára-quedistas, apresentação da esquadrilha da fumaça e o desfile militar – que terá duração de duas horas.

Este ano, 2 mil civis e 5.500 militares vão desfilar na Esplanada dos Ministérios, entre representantes de escolas e bandas do DF, militares do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército, Marinha e Aeronáutica. Uma exibição da esquadrilha da fumaça com as cores verde e amarela vai encerrar o desfile na Esplanada.

A novidade vai ser a participação de 200 alunos do Programa Segundo Tempo, do Ministério dos Esportes, de cem estudantes das Olimpíadas do Conhecimento e de 50 alunos de escolas de capoeira de todo o país. Além disso, 170 atletas da delegação para-olímpica e representantes dos atletas olímpicos brasileiros encerram a parte civil do desfile.

Às 18h30, também na Esplanada dos Ministérios, haverá show dos grupo Titãs dentro do projeto Pão Music, do Pão de açúcar. Às 20h, o presidente Lula participa, no Teatro Nacional de Brasília, da cerimônia em que recebe o cumprimento do corpo diplomático em homenagem ao Dia da Pátrica. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e o saxofonista Leo Gandelman farão um concerto de gala no teatro como última atividade das comemorações do dia sete de setembro.
 
Agência Brasil