8 de novembro de 2006 - 15:45

Lula avisa Zeca que quer aproximação política com Puccinelli

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu, nesta manhã, ao governador Zeca do PT, que se encarregue de articular uma reunião, em Brasília, com o governador eleito André Puccinelli (PMDB). O encontro pode acontecer ainda em novembro, acredita Zeca do PT, segundo informou a APn (Agência Popular de Notícias), órgão oficial de notícias do governo do Estado.

 “Vai depender da compatibilidade das agendas. Chegando aí vou falar com o governador eleito, e já sei que ele quer essa reunião”, disse o governador, por telefone, logo após audiência que teve com o presidente e o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), no Palácio do Planalto.

Foi Zeca do PT, segundo a APn, quem sugeriu, primeiro a Puccinelli e depois a Lula, uma reunião entre os três para dar encaminhamento a questões de ordem administrativa que envolvem o Estado e a União. Mas a conversa também pode avançar para o campo político, frisou a APn. 

Segundo a agência, o Planalto costura uma coalizão em apoio ao segundo mandato de Lula em que o PMDB figura como peça chave. O governador considera o encontro como uma oportunidade para “abrir o diálogo” entre Puccinelli e Lula.

A APn informou que, na audiência, Zeca do PT também oficializou o convite ao presidente para que visite o Estado ainda neste ano para lançar e inaugurar obras. As datas sugeridas foram 5 e 6 de dezembro.

No primeiro dia Lula deve lançar as obras da indústria de papel e celulose da International Paper e Votorantim em Três Lagoas, e inaugurar a pavimentação do trecho da BR-158 que liga Três Lagoas a Selvíria e abre uma rota entre as regiões do Bolsão e Norte do Estado. No dia seguinte Lula inaugura os linhões entre a usina de Porto Primavera, Campo Grande e Dourados e lança em Corumbá a obra do pólo minero-siderúrgico.

A APn informou que o presidente gostou da sugestão e pretende estender a agenda a Mato Grosso, onde também inaugura obras do governo federal. O Palácio do Planalto deve confirmar nos próximos dias se mantém a visita de Lula a MS nos dias 5 e 6 de dezembro ou marca outra data, afirmou o governador. “O importante é que aconteça ainda neste ano”, disse Zeca do PT, de acordo com a APn. 

A audiência de Zeca do PT e Maggi com Lula se estendeu por cerca de uma hora. O governador retorna no fim da tarde a Campo Grande.

 

 

 

Conjuntura Online